Resenha: Mau Começo - Desventuras Em Série (#1)

05:50

ISBN: 9788535900941
Autor (a): Lemony Snicket
Ano: 2001
Páginas: 152
Editora: Cia das Letras
Classificação: ❤❤

"'Mau começo' é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: 'Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere'."

Oi pessoas! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim!

Hoje a resenha é muito, mas muito especial, pois eu estava querendo ler essa série de livros desde uns 7 a 8 anos atrás, na época que comprar livros não era algo que fazia parte do meu mundo e na biblioteca da escola nós não tínhamos o privilégio de ter a coleção de Desventuras em Série (e sim, depois do filme e da série fiquei ainda mais tentada!). Mas agora que estou estudando na UFU, a biblioteca da escola de educação básica daqui possui a coleção completa, então eu estou nada mais nada menos que DEVORANDO esses livros, sério mesmo! Já li até o terceiro e acho que só não li mais pois preciso pegar os outros emprestados ainda!

Os livros são escritos pelo pseudônimo de Lemony Snicket, mas na verdade o autor é Daniel Handler e, após fazer algumas pesquisas, descobri que, a princípio Daniel chegou à editora com a proposta de publicar um livro de romance adulto, porém, após algumas conversas, o pessoal da editora sugeriu que ele publicasse uma história infanto-juvenil. E assim nasceu Desventuras em Série.

O primeiro livro é uma apresentação ao mundo de DES, primeiramente conhecemos os órfãos Baudelaire, Violet e sua mente geniosa, Klauss e seu amor pela leitura e Sunny e seus dentes afiados! Em seguida vamos conhecendo cada personagem que compõe a história e tudo isso forma um conjunto onde é impossível não se apaixonar pelos livros. Sério, você sente junto com os órfãos todos os sentimentos deles!

A história retrata três órfãos que perderam seus pais após um incêndio que ocorreu na casa dos mesmos. O Sr. Poe é um homem de confiança da família e também advogado dos mesmos e ele fica encarregado de encontrar um tutor para as crianças na falta dos seus pais. Porém, a primeira pessoa na "linhagem" é o Conde Olaf, pessoa desprezível e cujo único objetivo é tomar para si a fortuna da família Baudelaire. O único porém é que tal fortuna não poderá ser utilizada por ninguém enquanto Violet não chegar aos seus 18 anos, já que a mesma é a pessoa que ficará responsável por cuidar dos seus irmãos futuramente. Porém, na necessidade de conseguir colocar as mãos nesse dinheiro, Conde Olaf fará o possível e o impossível para conseguir isso. Sendo assim ele traz a ideia de uma peça com uma cerimônia de casamento, dizendo que os órfãos deveriam participar e que Violet seria a noiva, mas a realidade é que não é somente uma peça, mas uma cerimônia de casamento de verdade e que poderá mudar completamente o futuro daqueles jovens. Então a grande dúvida é: como eles vão fazer para se livrar disso?
Não sei se vocês já perceberam, mas as primeiras impressões são inteiramente falsas. [...] A primeira opinião que você tem sobre qualquer coisa pode mudar com o tempo. Eu gostaria de poder dizer pra vocês que os Baudelaire estavam enganados nas primeiras impressões que tiveram sobre o Conde Olaf e sua casa, como muitas vezes acontece. Mas aquelas impressões de que o Conde Olaf era uma pessoa horrível e de que sua casa era um chiqueiro deprimente - estavam absolutamente corretas.
O livro tem apenas 152 páginas e é muito bom de ler! É daqueles que você lê em "uma sentada"! Eu demorei um pouco a terminar porque leio somente no ônibus, devido à correria do meu dia a dia, porém em dois dias havia terminado! A escrita é fluida e a fonte é relativamente grande, em comparação com outros livros. Além disso, a diagramação do livro é incrível e nem preciso dizer o quanto amei as ilustrações! Os traços são maravilhosos!

Nesse livro, assim como em todos os outros da série, temos um Narrador-Personagem que é simplesmente a melhor parte do livro! Ele consegue inserir um humor extremamente ácido em todas as passagens, contando coisas que seriam extremamente tristes com a facilidade e a sagacidade que podemos ver em poucas obras literárias.
Há muitos tipos de livros no mundo, o que faz sentido, porque há muitos e muitos tipos de pessoas, e os gostos são diferentes. Por exemplo, pessoas que detestam histórias em que acontecem coisas horríveis a criancinhas deveriam fechar esse livro imediatamente.
Uma coisa bem interessante é que o final do livro já traz a ideia do que podemos esperar do próximo, já que o Lemony deixa uma carta para o Editor dizendo onde e quando ele deve pegar o pacote com o livro seguinte e tudo já remete ao lugar onde o mesmo se passa.

Em breve teremos a resenha dos próximos livros, eu li até o terceiro por enquanto porque estou intercalando com outras leituras! Beijos e até o próximo post!

SÉRIE DESVENTURAS EM SÉRIE

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Formulário de contato