Mundo Perdido, 09 de junho de 2017

05:33

Fonte: Flickr

Essa carta é um pedido de desculpas. Desculpa à você, que cresceu jogado de escanteio, marginalizado. Que, ao invés de ensinar como ser gentil e solidário com outras pessoas, sua mãe ficava em casa usando drogas ou mergulhada no vício do alcoolismo, ou ainda pior, sofria as consequências de um marido abusivo, que fazia com ela o que queria e era o Rei do lar, se é que podemos chamar um lugar assim de lar. Desculpa à você, que não teve mãe nem pai, cresceu nas ruas, aprendeu a se virar sozinho, a se manter, mesmo que fosse através do suor alheio. Desculpa à você, que não sabe o valor do estudo, que trabalhar sempre foi mais importante porque o estudo por si só nunca foi capaz de manter nenhuma família e o ronco do seu estômago e do dos seus irmãos era sempre mais alto do que a sua vontade de estudar e, com o tempo, você foi abandonando os estudos cada dia mais. Mas chegou um momento em que apenas trabalhar não era suficiente, então você começou a roubar, um roubo aqui, outro ali, e no fim parecia um trabalho mais fácil né? E aí você conheceu o mundo dos vícios e tudo ficou cada vez mais frequente. 

Mas também quero pedir desculpas à todos que foram vítimas desses atos. Me desculpa à você que trabalhou duro todos os dias do mês, pra em uma única frase como "passa o celular" perder o sacrifício de 12x sem juros pagas com muita dificuldade (isso quando já foram quitadas). À você que se matou pra conseguir tirar carteira e ter o seu carro, sua moto, e em um piscar de olhos eles foram tomados de você. Me desculpa você que foi vítima da violência, do estupro, do olhar de pessoas que aprenderam a ter a maldade dentro delas. Você, que depois de um ato desses não sabe mais como andar na rua sozinho, à noite então, de jeito nenhum! Você, que não sabe mais o que é andar sem sentir que tem uma pessoa te esperando à sua frente, outra te perseguindo por trás e, mais, alguém te observando até nos lugares mais cheios. Me desculpe por isso. 

Eu sei mais que tudo que essa não é uma carta capaz de desfazer injustiças e, mais ainda, sei que nem tudo é generalizado. Infelizmente algumas pessoas simplesmente nascem com o mal arraigado dentro delas de uma forma que não é possível contabilizar. Mas hoje eu só queria pedir desculpas à quem, devido às circunstâncias, descobriu que é mais fácil seguir um caminho ruim do que um caminho bom e à quem foi vítima de tudo isso. Eu tenho um sonho utópico, que me diz que a gentileza e a solidariedade são tudo o que temos pra transformar esse mundo e queria pedir à todos aqueles à quem esse texto chegar, vamos ajudar! Vamos ser gentis e solidários, vamos ajudar essas pessoas a seguirem o caminho do bem, vamos fazer com que elas continuem no caminho mais difícil com a garra e a luta de vencedores. Um beijo pra todos vocês! 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Formulário de contato