Crônica da Semana: O que não te disseram sobre o tão esperado diploma

19:15

Fonte: 99 Jobs

Maternal. 
Jardim. 
Ensino fundamental. 
Ensino médio. 
Vestibular. 
Faculdade. 
Diploma. 
Emprego. 
Casa. 
Casamento. 
Filhos.

Até aí tudo bem né? Quem nunca aceitou essa como a ordem cronológica que quer para a vida? Quem nunca focou todas as suas energias em passar no vestibular e fazer a tão sonhada graduação? Quem, durante a graduação, não passou dias e noites estudando, fazendo trabalhos, se dedicando a projetos extracurriculares pra no futuro ter um bom emprego? Quem, ao ver a idade passando, não sentiu que estava prestes a encontrar a pessoa com quem dividiria o resto da vida?

A verdade é que nós não sabemos de nada. Nós não temos o controle sobre nada. Você pode ser o melhor aluno da classe e na faculdade ser um Zé ninguém. Você pode ser o aluno que mais fez atividades extracurriculares, participou de cursos, oficinas e etc, que isso não te faz ter o perfil de nenhuma empresa. Às vezes quem vai ter esse perfil é aquele aluno que levou a faculdade inteira nas coxas e você só precisa aceitar isso. Porque, no fim, vocês tem a mesma graduação. Mas aí eu te pergunto: como lidar com a frustração? Como encontrar um meio de seguir em frente quando seus maiores sonhos estão sendo cortados de você pouco a pouco? Como aceitar que você, formada, deve aceitar um emprego que paga um salário mínimo por mês porque simplesmente não consegue nada na sua área pra te pagar os mínimos 2mil que a sua profissão poderia te oferecer? Como encontrar um caminho nisso tudo, uma forma de explicar aos amigos, familiares e à você mesmo o quão fracassado e impotente você se sente?

E mais, como lidar com o fato de que você quer arrumar um companheiro pra sua vida, mas que está tudo tão desorganizado em você que é impossível pensar em alguém além de você mesmo? Aí os meses vão se passando, começa a chegar a sementinha da vontade de ter um filho, como lidar com essa necessidade tão oposta à sua vida atual?

Formar aos 21. Emprego e namoro estável aos 23. Casar aos 24, ter filho aos 25, 26 e talvez 27. Sonhos, planos, no momento ilusões. Sabe, eu sempre fui aquele tipo de pessoa que planeja tudo, até o último centímetro. Aos meus 15 eu sofri o primeiro baque: não temos dinheiro para a festa de 15 anos. Ok, ok. Tudo o que eu preciso fazer é estudar muito pra poder fazer as coisas que eu sonho se tornarem realidade, talvez um festão aos 25, pra compensar a de 15 que não aconteceu né? Chega os 21 e vem o segundo baque: vou atrasar mais um ano porque peguei dp em uma matéria, mas tudo bem, formar com 22 é ok. Chega os 23 e tudo que se tem é uma pessoa voltando pra casa dos pais e sem um caminho traçado.

O mais doloroso de tudo isso é perceber quantas e quantas pessoas que possuem a minha idade e estão nesse mesmo patamar. Nós somos 1 a cada 10 que se formaram conosco. E a nossa mente é a nossa maior inimiga. As crises de ansiedade começam, não faz sentido mais conversar com os amigos sobre isso porque, afinal, eles estão seguindo a vida deles e jamais vão compreender o que significa isso. Porque por mais que digam que vai passar, que é só uma fase, eles não tem noção da dimensão do que é viver essa fase. A família também não entende, pra eles nós não queremos nada com a vida. E ao invés de as coisas irem melhorando, elas pioram a cada dia. É o desânimo que fica constante, a falta de propósito porque o seu único sonho você não acredita ser capaz de conseguir (não por você, mas pelos outros, o que torna tudo pior). É tudo tão acumulado, tantos sentimentos, tantas coisas, que você começa a acreditar que não merece nada dessa vida. Até ter um pingo de esperança parece difícil.

Eu sei que tudo isso é uma fase e que algum dia vai passar. O meu medo é só que nesse dia seja muito tarde pra eu ainda ter forças de conquistar aquilo que eu sempre sonhei. E eu sei também que muita gente superou todas as adversidades e hoje é sei lá o que de sei lá onde, mas vai explicar pra minha mente que ela tem que acreditar cegamente nisso tudo! 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Formulário de contato