Resenha: Eleanor & Park

12:00

ISBN: 9788542801255
Autor (a): Rainbow Rowell
Ano: 2014
Páginas: 328
Editora: Novo Século
Classificação: ❤❤

"Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."

Oi pessoaaaaas! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim!

Gente, eu terminei de ler esse livro ontem e devo dizer que conheci o real significado da frase morrer de amor e continuar vivendo porque, sério, esse livro derreteu meu coração!

Eleanor é uma menina com um coração gigante, mas que poucos tem a oportunidade de conhecer porque acham que ela é estranha. Ela tem o peso elevado, usa roupas masculinas, acessórios completamente diferentes e tem o cabelo com um ruivo extraordinário, porém sempre bagunçado. Além disso tem uma família pra lá de bagunçada e traz dentro de si tantas mágoas e tanta dor que é impossível pensar que conseguiria encontrar alguém como Park.

Park é um descendente de coreanos, típico nerd e reservado. Possui uma família extremamente rígida e um pai que, no seu ponto de vista, só gosta dele por ele ser seu filho, mas o vê como uma grande decepção.

O livro se passa nos anos 80 e começa com Eleanor chegando em Omaha, se mudando de volta para a casa da mãe e tentando se adaptar à nova realidade, a qual ela tanto ansiou, mas que de certa forma é aterrorizante. No primeiro dia de aula, Eleanor entra no ônibus e, logo de cara, já começa a sofrer bullying pelo seu estilo. Como todos no ônibus parecem ter um lugar, resta à Park, a contra gosto, aceitar dividir o assento com ela (ele sentava sozinho no banco). O que nenhum dos dois sabia era o que isso tudo significaria para eles no futuro.
Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo.
Ao ir para a escola, Park gostava de ler gibis e ouvir suas músicas favoritas, porém, acaba percebendo que Eleanor estava acompanhando a leitura com ele e começa a ler mais devagar para que ela possa acompanhar. No dia seguinte ele decide deixar um gibi no assento dela, ela o pega, leva para casa, lê e relê a noite toda e devolve no outro dia. E assim eles descobrem algo em comum, que em seguida vai trazer outra coisa: a música. Com o tempo eles começam a conversar até chegar um momento em que eles já não conseguem mais ficar um sem o outro.
Existia apenas um dele, pensou ela, e ele estava bem ali.
Ele sabe que vou gostar de uma canção antes mesmo de eu tê-la ouvido. Ele ri das minhas piadas antes mesmo que eu chegue ao final. Tem um lugar no peito dele, logo abaixo da gargante, que me faz querer deixá-lo abrir portas para mim.
Existe apenas um dele.
O livro traz consigo todas as coisas mais legais daquela época, desde os HQs mais legais do mundo (pensa se não pirei com o fato dos dois lerem X-Men e Watchmen?!) até as músicas mais perfeitas que marcaram aquela geração e trazem inúmeros fãs até hoje. A forma como os dois se apaixonam me fez lembrar demais da minha adolescência, daquelas paixões bobas que acontecem de forma inexplicável e que são sentidas de forma tão intensa. Queria pegar os dois e colocar em um potinho pra que eles pudessem ser felizes logo de uma vez.
Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre.
A família de Eleanor é cheia de problemas e isso traz desafios enormes para o relacionamento dos dois. A mãe dela vive em um relacionamento violento e abusivo em que ela se torna submissa ao marido. Eleanor tem mais três irmãos e nenhum vive em condições saudáveis. Falta comida em casa, faltam roupas, faltam muitas coisas, mas tudo o que Eleanor mais teme é ser expulsa de casa mais uma vez como fora no ano anterior. Então ela e Park vivem um relacionamento escondido da sua família e passa a estar com Park todos os dias na casa dele até tarde. O que ela não sabe é o que acontecerá quando sua família descobrir tudo isso.

A leitura é muito leve e a escrita da Rainbow é maravilhosa. Eu lia e lia e lia e não sabia mais parar. Não fiquei em paz de espírito enquanto não terminei esse livro! A narração foi feita em 3ª pessoa, porém mostrando pontos de vista diferentes, o de Eleanor e o de Park. Eu particularmente gosto muito desse estilo de narração, apesar de preferir narradores em primeira pessoa, gosto muito de ver os pensamentos dos dois protagonistas, seja dessa forma, seja em dois livros como foi em Se Eu Ficar. Além disso, a Rainbow vai contando o passado dos dois de forma a criar uma curiosidade pela história, o que contribui com o fato de querermos chegar ao fim do livro o quanto antes.

Sem dúvidas é um romance bobo, daqueles que dá gosto de ler e que fazem com que a gente suspire pelo "príncipe do cavalo branco". Muitas pessoas queriam uma continuação, já eu acho que uma continuação iria acabar com o livro. Entrou pra lista de favoritos SIM! E se você está procurando uma leitura gostosa e que te faça sentir junto com os personagens, mas sem ter um drama excessivo, vale a pena a pedida! Beijos e até o próximo post!
- [...] Por que você gosta de mim?
- Não gosto de você. Preciso de você. [...] Pode me perguntar por que preciso de você. Mas não sei. Só sei que preciso... Sinto sua falta, Eleanor. Quero ficar com você o tempo todo. Você é a garota mais inteligente que já conheci, a mais engraçada, e tudo que você faz me surpreende. E gostaria de poder dizer que esses são os motivos pelos quais gosto de você, porque isso me faria parecer um ser humano muito evoluído... Mas acho que tem mais a ver com seu cabelo ruivo e suas mãos macias... E com o fato de você ter cheirinho de bolo de aniversário.
[...]
- Eleanor, por que você gosta de mim?
- Não gosto de você, Park. Eu... Eu acho que vivo por você. Acho que nem respiro quando não estamos juntos. O que significa que, quando te vejo na segunda de manhã, foram umas sessenta horas sem respirar. Deve ser por isso que sou tão ranzinza e desconto em você. Só o que faço quando estamos separados é pensar em você, e só o que faço quando estamos juntos é entrar em pânico. Porque cada segundo parece ser tão importante. E porque sou tão maluca, não me controlo. Não sou mais minha, sou sua; e se você resolver que não quer mais me ver? Como pode me querer como eu quero você?











You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Formulário de contato