Trocas pelo Skoob: Como fazer?

08:00

Oi gente!! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim!

Hoje eu vim falar de um assunto que vejo que muitos de vocês não conhecem ou ainda tem dúvidas acerca de como proceder, se é seguro ou não e o mais importante: se compensa a troca. Eu vou falar um pouquinho das minhas experiências, eu comecei a fazer trocas pelo Skoob recentemente, muito mais porque sempre fui apegada aos meus livros do que por não confiar no meio de troca haha 

Pra mim sempre foi muito difícil desapegar, mesmo daqueles volumes que eu não gostei muito da leitura ou aqueles que sabia que jamais iria ler ou reler. Esse ano decidi fazer diferente: ainda que tendo desapegado de poucos livros, decidi trocar aqueles que estavam encalhados na estante há muito tempo ou mesmo que eu já havia lido e não gostado e aí procurei conhecer um pouco mais sobre o Clube Skoob e o sistema de trocas. 

Se alguém ainda não conhece o Skoob, ele é uma rede social para amantes de livros, onde é possível marcar os livros lidos, os que você quer ler, as leituras atuais, etc, e comparar tudo isso com os dos seus amigos leitores. Se alguém ainda não conhece e quiser eu posso fazer um post específico sobre isso, é só comentar aqui nesse post! Bom, vamos lá!

1) COMO COLOCAR OS SEUS LIVROS PARA TROCA
Essa é a parte mais simples! Basta você ir no livro que quer trocar e selecionar a opção "Troco" que fica logo abaixo da classificação do livro, nesse círculo indicado pela seta vermelha.
Após fazer isso, já vai constar no seu perfil que você deseja trocá-lo e assim as pessoas poderão solicitar que você faça o envio pra elas. 

2) COMO SOLICITAR UM LIVRO
Para solicitar um livro, você precisa ser um Skoober Plus. Para conseguir isso é simples, bastar ir em "Meu Perfil" e clicar em "Plus", aí você vai se tornar Plus Amarelo. Isso significa que você ainda não pode solicitar livros, para poder solicitar é necessário ser Plus Azul. Mas o que isso significa na prática? Você precisa enviar dois livros seus que foram solicitados e, assim, acumular dois créditos, só então se tornará Plus Azul e poderá solicitar livros pra você. Já já vou explicar como funcionam os créditos.
Após se tornar Plus Azul, é muito simples para solicitar um livro: no campo "Solicitações" (veja na imagem acima), você clica em "Desejados" (é importante que você marque como Desejados todos aqueles livros que você gostaria de adquirir como troca, assim eles vão aparecer nessa aba) e aí vai abrir uma guia com todos os livros que estão disponíveis no plus, dentre aqueles que você deseja, então é só escolher o título que você quer e clicar em "Verificar".
Ao clicar em verificar, abrirá uma página contendo todas as pessoas que tem aquele título disponível para troca. Conforme imagem acima, pode-se encontrar algumas coisas: 
1) Reputação: diz respeito às trocas que já foram realizadas. Em suma, quanto mais trocas positivas tiverem sido feitas, maior a confiabilidade da pessoa que está disponibilizando o livro. Além disso, ao clicar em "Ver reputação", você consegue ler as avaliações das pessoas que receberam esses livros.
2) Ao lado da foto do livro é possível ver 3 itens: (a) Foto: é de fato a foto do livro, para ver como ele está antes de solicitar (a maioria dos livros não possui foto, mas o pessoal em geral disponibiliza elas por e-mail se você solicitar pelo chat, é bem tranquilo!); (b) Descrição: é o estado no qual o livro se encontra de forma redigida; e (c) Valor: quantos créditos o livro vale, ele pode valer $1 ou $2 (em geral eu não pago $2 em livros comuns, fiquem atentos! $2 são pra livros de coleção ou que são de fato mais caros, de capa dura e etc).

Depois de verificar as avaliações e o preço, pode ser interessante entrar no perfil da pessoa pra conferir se ela tem alguma informação na descrição. Usuários mais ativos costumam colocar os links de perfil das pessoas que as trocas deram certo, geralmente nos dois sentidos. Por fim, quando tiver certeza, é só clicar em "Solicitar". Clicando lá e confirmando o seu desejo, a pessoa terá 2 dias para aceitar ou não a solicitação (se não houver resposta você pode cancelar) e, após aceitar, são 5 dias para realizar o envio e colocar o código de rastreio. 

Na aba solicitações, é possível ver as solicitações Recebidas e Enviadas e ter um controle disso, além de ver quantos créditos disponíveis você possui. 

ATENÇÃO! Mantenha o seu endereço sempre atualizado, pois é ele que dá informação para o envio, se ele estiver incorreto, o livro vai para um destino que não é o da sua casa! Eu sempre confirmo o endereço com quem solicitou por garantia, mas mantenho o meu sempre atualizado, pois a maioria não tem esse costume de perguntar!

3) COMO ENVIAR UM LIVRO PELOS CORREIOS
Agora vocês devem estar se perguntando: "Como assim? Claro que eu sei enviar um livro pelos correios!". Gente, eu vim falar sobre um modo de envio que é bem menos conhecido pela população em geral, mas que é muito utilizado por blogs/ igs de leitura, editoras, autores e afins, o nome do envio é REGISTRO MÓDICO, ele é usado especificamente para fazer o envio de material impresso, ou seja, livros e materiais afins. Toda agência dos Correios tem a obrigação de fazer esse tipo de envio e, se o atendente se recusar a fazer, você pode ir até o site deles e levar impresso onde fala que eles são obrigados a tal. A minha cidade é bem pequena e mesmo assim nunca tive nenhum problema com isso, então acredito que não vá ser um problema pra vocês também. Mas estejam atentos que só pode ser colocado no pacote material impresso.

A grande vantagem do REGISTRO MÓDICO é que a taxa dele é bem reduzida em comparação com outros envios e ele varia de acordo com o peso, então quanto mais denso o livro, mais caro sairá o envio, mas, em geral, o preço varia entre R$8 e R$10 para livros com número médio de 400 págs. 

Ao levar o livro para ser enviado, é importante se ater à uma coisa: deixe ele BEM embalado. Sério gente, isso é fundamental. O que acontece é que os entregadores são muito descuidados com as entregas, então, mesmo que o seu livro esteja novinho, pode ser que ele chegue para a outra pessoa todo descuidado e isso é muito ruim. Para os meus envios eu embalo com plástico bolha (comprei 1m e já fiz 3 envios com ele, acredito que deve sobrar pra mais uns 2, mas daria pra um pouco mais, eu que sou exagerada haha) e por fora coloco papel pardo (comprei 2m e vai durar uma vida inteira porque ainda tem muuuuuito papel!) e, claro, nunca esquecer de conferir umas 30x se ambos os endereços estão corretos.

Lembrando que o Registro Módico já inclui o serviço de rastreamento, que vem impresso no comprovante, então, ao ter acesso ao Skoob novamente, não se esqueçam de colocar o número de rastreio para a pessoa poder acompanhar a entrega!

4) FALANDO SOBRE CRÉDITOS DO SKOOB
Como eu falei, após virar Plus Azul você pode determinar se o seu livro vale $1 ou $2 créditos, mas sejam sempre justos gente. Não importa se o seu livro nunca foi aberto ou se ele está com cara de novo, ele é um livro usado. A partir do momento que ele saiu da livraria e foi parar na sua estante, ele é um livro que foi manuseado, ainda que pouco. Então tenhamos consciência. Hoje em dia, livros comuns são facilmente achados em promoções por R$15 ou menos, então tenhamos bom senso. $2 somente para livros que valem o preço. 

Outra coisa, é possível sim adquirir créditos do Skoob sem ser através do envio de livros. O Skoob permite que você compre créditos através do PagSeguro, sendo que, para Plus Amarelo o preço é de R$19,90 e para Plus Azul é R$9,90. Além disso, não é possível comprar infinitamente, existem algumas regras. Todo usuário que enviar livros receberá os créditos pedidos por ele, além disso, aquele que enviar o livro a 1(um) crédito terá a oportunidade de comprar até no máximo 3 (três) créditos por mês, observando as regras abaixo:
  • Poderá comprar 1 (um) crédito o usuário que enviou 2 (dois) livros a 1(um) crédito cada, para outros 2 (dois) usuários com perfil PLUS. 
  • Poderá comprar 2 (dois) créditos o usuário que enviou 5 (cinco) ou mais livros a 1(um) crédito cada, para outros 5 (cinco) ou mais usuários com perfil PLUS. 
  • Poderá comprar 3 (três) créditos o usuário que enviou 10 (dez) ou mais livros a 1(um) crédito cada, para outros 10 (dez) ou mais usuários com perfil PLUS. 
Mais informações sobre a compra de créditos podem ser encontradas na aba "Solicitações" em "Precisa de mais créditos?". 

5) MINHA EXPERIÊNCIA COM O PLUS
Bom eu enviei 4 livros e recebi 3 até o momento e a minha experiência foi ótima, de verdade! As pessoas com quem troquei foram comunicativas e prestativas, muitas sanaram as minhas dúvidas facilmente, principalmente no começo, quando eu ainda não sabia como funcionava direito.

Sobre os livros que recebi, todos vieram em bom estado, alguns inclusive ainda dentro do lacre! Fiquei muito feliz com as minhas trocas e não tive nem um pingo de arrependimento, então recomendo muito o uso dessa plataforma. 

Por fim gente, eu só gostaria de dizer duas coisas. A primeira: reforçando para que tenham consciência, não enviem livros que não estejam em boas condições, quem usa o Skoob como plataforma valoriza muito os livros e gosta de pagar por coisas que realmente valham a troca né. Outra coisa: não deixem de fazer as avaliações de forma justa para todos, pois é através delas que os outros usuários vão conhecer com que tipo de skoober estão lidando. Ah! E, por fim, infelizmente essa opção do plus só é disponível no navegador, o app não disponibiliza ela ainda. 

É isso, espero que esse post seja útil pra vocês! Se tiverem alguma dúvida é só mandar aqui nos coments que tentarei ajudar! Beijos e até a próxima!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Formulário de contato