The Th1rteen R3asons Why
12:00
Oi pessoas! Como vocês estão? Espero que bem (porque depois dessa série eu não tô é nada bem :'()
Primeiramente preciso dizer que Os 13 Porquês foi um dos livros que entrou pra minha listinha de Livros Com Lições Que Mudaram Minha Vida desde 2012, quando eu vi por acaso uma capa que achei chamativa e uma sinopse que me fez pegar o empréstimo na biblioteca. E meu Deus, como esse livro me fez repensar inúmeras coisas sobre a minha vida e sobre a vida de outras pessoas e como ele fez a diferença em muitas das minhas atitudes futuras mesmo que irracionalmente. Esse livro foi o primeiro que eu li sobre o tema Suicídio e foi o que, pra mim, retratou de forma muito explícita e principalmente de forma a impactar o leitor o quanto esse tema não é algo simples e muito menos banal.
Quando disseram que a Netflix produziria a série desse livro eu simplesmente surtei! Aguardei ansiosamente todos os meses, dias e horas pra estréia dessa série e acredito que se fosse por minha conta eu teria assistido ela inteirinha no fim de semana que passou, mas era fim de semana da minha formatura e, bem, vocês já sabem o porque só fui assistir terça-feira.
Nem preciso dizer o quanto fiquei vidrada nessa série né? Eu comecei a ver e parar era simplesmente impossível, meu coração não aquietou no peito enquanto não terminei. Para aqueles que ainda não sabem, a série possui 13 episódios e cada episódio conta um porque do suicídio de Hannah Baker (Katherine Langford), uma garota comum, vivendo o auge do Ensino Médio, acabou de se mudar para uma cidade e um colégio completamente novos e enfrentando o drama de ter que fazer novos amigos e aceitar as crises que todo adolescente vive. Mas ao contrário do que todos pensam, essa não é uma época fácil e muitas vezes na tentativa de se defender dos próprios problemas os adolescentes acabam por jogar uns nos outros as suas frustrações através de bullyings dos mais diversos níveis.
Devo dizer que a série me surpreendeu demais e muito positivamente. O diretor e roteiristas conseguiram ir além do livro e explicar muitas coisas que ficaram na minha cabeça na época que eu li, principalmente questões como o porque daquelas pessoas terem feito o que fizeram, como eles ficaram depois de tudo aquilo, como os pais de Hannah lidaram com toda aquela situação, dentre outras tantas dúvidas (algumas que ainda ecoam na minha mente mesmo depois da série). Muita coisa que estava no livro, detalhes mais miúdos, eu não me recordo, pois fazem anos que o li, mas gostei muito da produção da série, da atuação dos atores (sempre pode ser melhor, mas por serem teens achei muuuiiito boa) e da forma como tudo foi passado ao telespectador. Algumas cenas foram extremamente pesadas e a Netflix deixou clara no começo de cada episódio como seriam, mas gostei do fato de serem assim.
Confesso que fiquei muito feliz por ver uma série retratando de forma tão dramática assuntos que merecem toda a sua importância e que acontecem SIM, com garotas e garotos todo o tempo. Segundo uma pesquisa de 2014 divulgada pelo G1, o Brasil é o 8º país com maiores índices de suicídio por ano (os EUA ficam na posição de 3º lugar) e não foi a toa que o Setembro Amarelo foi criado, é uma campanha de conscientização para que as pessoas que se vêem tentadas a buscar o suicídio como a única forma de acabar com a sua dor conheçam que existem outros caminhos e para que os familiares e amigos consigam perceber a diferença que eles fazem na vida das pessoas com as quais eles convivem e como eles podem ajudar. Os 13 Porquês deixa bem claro o quanto uma atitude de alguém pode salvar uma vida, se qualquer uma daquelas pessoas tivesse feito algo diferente, existem chances de Hannah ainda estar viva, de Hannah ainda estar procurando uma chance de viver.
Além do mais, coloca em pauta temas como estupro, bullying e assédio, que são temas que ouvimos falar todos os dias e rezamos para que nunca aconteçam conosco e com as pessoas a quem amamos, mas que nem por isso devemos deixar de falar sobre. Eu fiquei muito triste por ver um amigo fazendo chacota dessa série, qualquer coisa dita era motivo para ele soltar um "ah, pera aí que vou ali gravar 13 fitas", mas temos que entender que isso é muito mais do que 13 fitas, isso é sobre coisas que acontecem todos os dias, coisas que passam pelos nossos olhos a cada segundo e nós não damos conta do quanto podemos ajudar os outros. Pessoal, suicídio, estupro, bullying e todos esses temas são assuntos sérios, que devem ser discutidas seja com amigos, pais, irmãos, para que nós possamos ajudar mais uns aos outros ao invés de magoarmos mais uns aos outros.
Enfim, era esse o meu recado. Assistam a série antes de comentar qualquer coisa, antes de dizer que é mais uma sériezinha qualquer e de banalizar o conteúdo e o tema tão importante que ela traz (vale ler esse post maravilhoso do Huffpost Brasil). Agora nos resta esperar que exista uma segunda temporada pra tirar todas as questões que ainda estão sem ser respondidas na minha cabecinha e se alguém quiser conversar comigo dá um grito, manda aqui nos comentários, chama por e-mail! Corre que tô por aqui. Um beijo grande e até o próximo post!
Ps cheio de amor: ouçam essa música maravilhosa da Selena, please
Ps cheio de amor: ouçam essa música maravilhosa da Selena, please
0 comentários