Resenha: Extraordinário

07:07

ISBN: 9788580573015
Autor (a): R. J. Palacio
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Classificação: ❤❤

"“Extraordinário” é um livro que conquistou diversos públicos e foi adaptado para o cinema ainda em 2017! Aproveite para ler o livro e conhecer essa história inteligente, sensível e leve que traz mensagens sutis e humanas, deixando uma verdadeira lição de vida sobre respeito e amor ao próximo.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo” August Pullman (Extraordinário)


Não julgue um menino pela cara 


Não existe nome mais adequado para este livro: “Extraordinário”. De leitura dinâmica, prazerosa e envolvente, “Extraordinário” conta a história de August Pullman, o Auggie, uma criança que nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidades faciais, fazendo com que ele passasse por diversas cirurgias e complicações médicas ao longo dos seus poucos anos de vida. 


Auggie foi educado em casa até os 10 anos, quando começou a frequentar o quinto ano em uma escola de verdade. Ser o aluno novo não é fácil, mas com um rosto tão diferente pode ser ainda mais difícil! Auggie vai ter que convencer seus colegas do colégio particular de Nova York que, apesar de sua aparência diferente, ele é um menino igual a todos os outros."

Oi pessoooooas!!! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Extraordinário era a minha primeira meta de leitura desse mês e posso dizer que foi cumprida com sucesso! Gente do céu, que livro mais amorzinho! Eu estou assim, sem chão do quanto estou satisfeita depois de ler esse livro, sério mesmo!

Bom, o Auggie é um menino que nasceu com uma doença genética e, por conta dela, ele estar vivo já é considerado um milagre total, porém, milagre por um lado e motivo de mil preconceitos por outro. O rosto de Auggie nasceu com certas deformações devido à essa mutação genética e mesmo com inúmeras cirurgias para corrigir problemas de saúde que ele desenvolveu durante a sua vida não foi possível melhorar muito a sua aparência. Considerado pela maioria um garoto estranho e que não merece ao menos se comunicar com as outras pessoas devido ao que ele é por fora, Auggie está morrendo de medo de entrar na nova escola, aos 10 anos, pois sabe as reações que as pessoas podem desenvolver ao notar sua aparência.


Esse livro é um livro de reflexão. De enxergar o outro pelo que ele é por dentro e não por fora e, principalmente, de entender que o que temos como aparência não é nada perto do que somos como pessoa. No final, o que realmente conta são nossos valores, nossas convicções e tudo aquilo pelo que lutamos todos os dias. Auggie foi pra mim exemplo de força, de coragem, de superação de obstáculos. Ao não deixar que nada impedisse ele de realizar o sonho de estudar, ele nos prova a cada momento o quanto desistir é o mais fácil, mas nunca é o que te fará mais feliz.

Outro ponto desse livro que eu fiquei apaixonada é o fato de ele ser narrado por mais de uma pessoa. É certo que boa parte dele é narrada pelo Auggie por ele ser o personagem principal, mas é muito legal perceber como as outras pessoas vêem ele e o tamanho do amor que elas tem por ele. Os dois capítulos que eu mais me apaixonei foram o da Via e da Miranda, pois pude perceber o quanto a Via sofreu durante todo esse tempo calada, porque afinal ela tinha um irmão que sempre iria precisar mais dos pais do que ela e ver o amor que a Miranda desenvolveu pelo Auggie, esse amor de irmãos mesmo, foi uma coisa muito lindinha de se ler.
"SEUS FEITOS SÃO SEUS MONUMENTOS. Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíam para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas tem de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra."
Além disso, se vocês querem aumentar o nível de cultura, ler esse livro é um passo e tanto! Com referências musicais e literárias maravilhosas, Auggie é o sonho de amigo de qualquer geek que se preze! hahaha Tenho que dizer que anotei várias referências tanto de livros e filmes quanto de músicas que ainda não ouvi!

Enfim gente, não posso falar muito sem dar spoilers. Só posso dizer que esse livro me trouxe uma felicidade imensa e uma vontade de me agarrar cada dia mais aos meus sonhos, independentemente do que os outros falem ou pensem. Para quem ainda não leu esse livro, leiam! Eu enrolei quatro anos pra ler e tudo o que tenho a dizer é que sou muito grata por o filme estar chegando aos cinemas e eu ter me forçado a ler antes dele (e porque as Americanas estavam com o livro de promoção! hahaha). Espero que em breve eu faça uma resenha do filme também e, mais que tudo, espero que o filme possa ser fiel ao livro e que faça jus à essa história ingênua, linda e muito cativante.
"Não, não é tudo um acaso. Se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. E o universo não faz isso. Ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. Como com pais que amam cegamente. E uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação à você. E um garotinho de voz grave que perdeu os amigos por sua causa. E até uma garota de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira. Talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros."
Quem aí já leu esse livro? Contem pra mim as expectativas quanto ao filme! Contem o que vocês mais curtiram no livro! Estive pesquisando e vi que o Brasil lançou, na primeira tiragem uma capa vermelho e branco e eu fiquei muito apaixonada nela, mais que na original americana (essa azul)! Alguém aí tem ele nessa capa? Maior raridade que eu respeito ♥ Outra coisa, estou pensando em comprar os outros livros relacionados à esse (da própria autora), vocês recomendam? Por fim, "vamos tentar ser sempre um pouco mais gentil que o necessário?" Um beijo e um chero pro cêis e até o próximo post! 





You Might Also Like

0 comentários

Formulário de contato